Entrevista às Nações Unidas - ONU News - Dia Mundial da Audição

01-03-2019

No fim de semana em que a Organização Mundial de Saúde, OMS, assinala o Dia Mundial da Audição, o otorrinolaringologista português, Leonel Luis, falou com a ONU News em Nova Iorque sobre as principais causas do aumento da incidência da perda de audição entre os mais jovens; o especialista explicou a importância do diagnóstico precoce para travar o seu agravamento e revelou alguns dos cuidados a ter para evitar a perda de audição.   

A Organização Mundial de Saúde, OMS, estima que mais de 5% da população mundial, 466 milhões de pessoas, tem deficiência auditiva incapacitante. Um número que até 2050 poderá subir para os 900 milhões, ou seja, uma em cada 10 pessoas.

Em entrevista à ONU News, o otorrinolaringologista português, Leonel Luís, confirma que há cada vez pessoas com perda de audição, nomeadamente entre os mais jovens.

O especialista sublinha que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para prevenir o agravamento da perda auditiva. A crescente exposição ao ruído e os inúmeros ambientes perigosos em termos sonoros, nomeadamente nos locais de trabalho, são alguns dos fatores que contribuem para esta tendência de agravamento.